Ensino Fundamental é na Ciranda Escola

17/06/2019 Ensino fundamentalFoco em competências e habilidades é grande diferencial da Escola do Futuro

Ciranda há mais de vinte anos é referência no ensino infantil e possui forte tradição na educação da primeira infância. Além disso, há 3 anos a escola vem investindo nas turmas do Ensino Fundamental, com foco no desenvolvimento das habilidades e competências físicas, cognitivas e emocionais da criança.

A Escola do Futuro para os mais importantes pensadores de educação hoje, não é a escola que foca somente nos conteúdos e conhecimentos técnicos, mas aquela que é capaz de desenvolver na criança sua capacidade de socializaçãoequilíbrio emocional, o pensamento crítico, além da autonomia para resolução de problemas. Isso é possível em uma escola que trabalha os conteúdos estimulando a criança a brincar, a aprender de forma significativa e de viver cada fase da infância como deve ser vivida. Ao mesmo tempo, é imprescindível desenvolver a capacidade de trabalho em grupo.

“A escola do futuro trabalha habilidades e capacidades individuais”
Na Ciranda tudo isso é realizado por meio de uma equipe altamente comprometida com a metodologia da escola. As crianças são inspiradas de forma positiva a terem experiências sensoriais, sempre com limites e respeito a si mesmo e ao próximo; exercitando aspectos emocionais tão necessários nos dias de hoje, como: respeitar o tempo de espera, trabalhar a autoestima e a empatia pelo outro e aprendendo a lidar com frustrações.

“Os jovens de hoje muitas vezes não estão aptos a se conectar com o outro e travam diante de situações problema, não conseguem mais se comunicar no mundo offline. Muitos estão sofrendo com ansiedade e depressão em resultado disso. Na Ciranda, desenvolvemos atividades com foco na resolução de problemas tendo sempre como pano de fundo uma postura de fomento às habilidades e competências emocionais.”, comenta a diretora pedagógica da Ciranda, Jacqueline Moraes.

“Os jovens de hoje muitas vezes não estão aptos a se conectar com o outro e travam diante de situações problema. Precisamos, como escola, oferecer ferramentas para reverter essa realidade”.

Ciranda Fundamental
Outra grande diferença é que na Ciranda os conteúdos técnicos são divididos em Projetos e ministrados aos alunos por meio de temas de seu próprio interesse. Isso desperta não só maior engajamento do aluno, como faz com que o conhecimento seja absorvido de forma muito mais profunda e eficaz. E ainda, como toda a escola, somos regidos pelas normas do MEC e oferecemos todos os conteúdos obrigatórios da grade curricular com livros de apoio, para acompanhamento dos pais.

“Além disso, realizamos rodas de conversa coletivas com os pais e orientações individuais de acompanhamento para manter uma parceria contínua para a educação dos nossos alunos”, reforça Jacqueline.