A melhor idade para aprender inglês é agora!

01/08/2021 A melhor idade para aprender inglês é agora!O ensino do inglês pode começar muito antes do que você imagina

escola infantil Ciranda, localizada em Barão Geraldo, Campinas, desenvolve um programa bilíngue com inglês diário para alunos a partir do maternal (2 anos) e inglês extra duas vezes por semana. A experiência do inglês na vida das crianças na Ciranda reforça o que muitos professores vêm defendendo: a vivência bilíngue desde cedo é o modo mais simples de aprender um novo idioma. Um grande diferencial ocorre por conta do programa da Perto Bilíngue, empresa que trabalha o inglês diário junto ao professor regente de cada turma.

“O professor regente é a melhor escolha para o ensino de inglês porque é com quem as crianças já estão familiarizadas e sentem confiança. O inglês se torna mais01 orgânico e afetivo porque a professora está sempre lá para lidar com as dúvidas que surgem.”, descreve Lucas Farias, consultor da Perto Bilíngue. Ele também defende que quanto mais cedo as crianças forem expostas ao idioma, melhor, pois são capazes de aprender outras línguas desde o ventre. “As crianças mesmo antes de falar conseguem entender fonemas específicos de cada língua e vão memorizando esses sons. Quando começarem a falar serão capazes de reproduzi-los.”, explica.

Aprender brincando garante o sucesso
Além da idade, o consultor explica a importância da metodologia aplicada para o ensino da língua. “O método precisa ser lúdico, com objetos e imagens que trazem familiaridade para a criança, como personagens, cantigas, contação de histórias e brincadeiras, para que seja mais uma atividade divertida no dia a dia, mas em inglês.”, reforça. Além disso, os professores muitas vezes estão aprendendo o idioma junto com as crianças, mas com o treinamento e as ferramentas cedidas pelo método, todos desenvolvem um aprendizado sólido. “Mesmo que aquele professor tenha dificuldade de pronúncia, eles praticam, escutam áudios e nos devolvem para que sejam avaliados semanalmente. E o nosso material de áudio e as músicas são gravados com sotaque nativo, então as crianças estão sempre em contato com a pronúncia correta e absorvem isso muito rapidamente.”, explica Lucas.

Isabel SouzaAlém do programa de inglês diário, a escola infantil Ciranda ainda oferece aulas extras duas vezes por semana com um professor especializado. A professora do inglês extra, Isabel Souza, reforça a importância de aprender o inglês desde cedo: “os fonemas que não usamos na nossa língua materna são filtrados pelo cérebro. Portanto, os sons que não precisamos produzir para falar o português deixam de ser reconhecidos e é por isso que os adultos têm tanta dificuldade com a pronúncia”, explica. “Já, as crianças têm uma plasticidade cerebral muito maior até os 9 anos e são capazes de absorver esses sons. E mesmo que passem anos sem escutar aquele idioma, a sensibilidade ao som não será perdida”, reforça.

Tecnologia pode ser aliada
A professora ainda dá dicas para os pais trabalharem o inglês em casa: “Se forem introduzir alguma tecnologia no dia a dia da criança que seja em outra língua! Joguinhos, músicas e vídeos podem ser utilizados para que eles tenham contato com o inglês e eles vão aprendendo com muita naturalidade”, descreve. Outra dica é comprar livros de história em inglês e fazer essa leitura com as crianças.

Os pais também podem ajudar muito nesse processo simplesmente perguntando para os filhos o que aprenderam naquele dia e revendo as palavras trabalhadas. “Mesmo que os pais não sejam falantes de inglês, demonstrar interesse sobre o que a criança está aprendendo já deixa tudo positivo, porque ela se sente valorizada”, thumbs2iza.