Ciranda Escola em Barão Geraldo

Alimentação saudável na escola.

03/03/2019 Alimentação saudável na escola.Alimentação saudável e equilibrada é um dos grandes diferenciais da escola infantil Ciranda, em Campinas e a diretora pedagógica e a nutricionista da escola, explicam porquê.

Equilíbrio, essa é a palavra-chave no desenvolvimento do cardápio que alimenta diariamente as crianças de 0 a 8 anos na escola Ciranda. Com mais de 20 anos de existência, a escola infantil e berçário localizados em Barão Geraldo, Campinas (SP), tem como um de seus grandes diferenciais a oferta de uma alimentação saudável e balanceada aos alunos. “Sabemos que muitos dos pais de alunos que temos hoje na Ciranda optaram pela escola por conta da nossa alimentação”, explica Jacqueline Moraes, diretora pedagógica. “Temos muitos pais e mães médicos, inclusive, porque aqui na Ciranda levamos a alimentação muito a sério, tanto na escolha dos ingredientes como na sua variedade”, reforça.

Para a nutricionista responsável pela alimentação na Ciranda, Gabriela Alonço, graduada e especialista pela Unicamp, a alimentação da criança na escola segue uma premissa: o equilíbrio entre a variedade na oferta de alimentos e a aceitabilidade pelas crianças. “Buscamos sempre variar o cardápio, especialmente os legumes e as frutas, mas não podemos deixar de levar em conta a aceitabilidade, porque são crianças que em grande parte passam o dia inteiro na escola e precisam estar bem alimentadas”, explica. Dessa forma, a nutricionista conta que há uma variação ao longo da semana entre carne vermelha, frango e peixe e que toda quarta-feira a alimentação é sem carne, incluindo ovos ou grãos como lentilha e grão de bico como prato principal. “E na sexta-feira sempre temos uma massa”, completa.

Os lanches intermediários são compostos por uma fruta e um complemento, que geralmente são torta de legumes, bolo simples, pão de queijo, biscoito ou pãozinho, mas tudo feito na escola, nada industrializado, e com pouca gordura e pouquíssimo açúcar. No lanche também entra um suco de fruta natural. A nutricionista explica que os sucos levam pouca fruta. “É mais uma água saborizada, para incentivar a hidratação deles. Optamos por pouca fruta porque é mais saudável ingerir a fruta e não tomar o suco que concentra muito o açúcar da fruta”, explica Gabriela.
 
Dicas para os pais
No cardápio da escola, a nutricionista explica que buscam um equilíbrio de cores nos alimentos, porque as cores indicam uma variedade de nutrientes no prato. “Essa é uma boa dica para os pais seguirem em casa”, diz.

Em relação à aceitação dos alimentos, tanto a diretora pedagógica como a nutricionista reiteram uma mensagem importante: é preciso haver uma parceria entre a escola e as famílias na educação alimentar das crianças.

A nutricionista afirma que a alimentação saudável precisa do reforço em casa. “É importante que os pais ofereçam alimentos diferentes às crianças. Variar os tipos de arroz, os tipos de feijão e suas cores, os legumes e verduras… Essa parceria com a escola é muito importante, porque se em casa é sempre oferecida salada de alface e tomate, dificilmente a criança vai comer outra salada”, explica a nutricionista. 

Outra dica importante é fazer da alimentação um momento lúdico e familiar. “Decorem os pratos de vez em quando usando vegetais e cortadores especiais; levem as crianças ao mercado ou a uma horta e mostrem os alimentos in natura; façam preparações com a ajuda das crianças e contem histórias envolvendo os alimentos, utilizando a imaginação para valorizar aquele prato, porque a criança muitas vezes só precisa ser convencida”, descreve.

A profissional acrescenta: “prepare lanchinhos com filetes de cenoura e pepino e faça um molho com iogurte, sal e limão. E fale para o seu filho, olhe só, esse molhinho é mágico! É uma história associada ao alimento que já traz uma magia para esse momento”. E lembrar que não é bom obrigar a criança a comer. É preciso ter paciência, mostrar a importância, mas respeitar a saciedade da criança. “Subornar a criança com a sobremesa, ou impor castigos caso a criança não coma, não é um caminho bom”, reforça Gabriela. Na escola Ciranda a regra é “você não precisa comer, mas precisa experimentar”.

As crianças até os dois anos costumam aceitar tudo que é oferecido. A partir dessa idade começam a ficar mais seletivas. “É um grande desafio para os pais, mas que pode ser vencido com essas dicas de ter em casa uma alimentação saudável e momentos mais lúdicos relacionados aos alimentos, estimulando a curiosidade e a participação da criança.”, conclui Gabriela.
Compartilhe: