A importância dos combinados para o desenvolvimento da criança

03/05/2019 A importância dos combinados para o desenvolvimento da criançaCada linha pedagógica possui uma forma de lidar com as chamadas “regras sociais”, as regras de convivência durante o período que as crianças passam na escola e que são essenciais para a formação da personalidade social de cada um. Na escola infantil Ciranda nós adotamos “os combinados”. São regras de convivência social pré-definidas entre os professores e as crianças e que vão ser diferentes em cada faixa etária.

O fato dessas regras serem definidas no grupo, em conjunto com as crianças é algo muito rico. Primeiro porque é feito um acordo entre todas as partes e, segundo: cada norma tem o seu o porquê explicado. Geralmente esses combinados têm a ver com o respeito ao próximo, um dos nossos lemas mais essenciais, e sobre como nossas atitudes podem impactar o outro. Portanto, buscamos gerar essa reflexão na criança.

No começo do ano letivo, cada professor senta em uma roda com seu grupo de alunos e conversa com eles sobre os “combinados” da escola. Esses combinados vão ser trabalhados e reiterados durante as semanas de adaptação dos alunos na escola e na nova série. Muitos combinados são novos para aquela criança, por isso é muito importante esse momento de adaptação e de conversa com o professor e com os colegas.

Citando um exemplo: as crianças que estão iniciando o primeiro ano, com seis anos, estão deixando a fase do concreto e entrando na fase do abstrato. Portanto, cada vez mais, se faz necessário o estabelecimento de uma rotina e desses combinados. Desse modo, será acordado com o grupo e com o professor que é preciso aguardar o seu momento na roda para falar, que há um momento para atividades coletivas com livros e outro momento em que essa “leitura” será individual, que é preciso respeitar esses momentos coletivos, para que o outro também tenha seu momento de falar, e mais do que isso, que é importante que a criança aprenda a ouvir o outro. Isto, porquê nessa fase é muito comum que a criança queira ser o primeiro em tudo: falar primeiro, chegar primeiro no parque, pegar primeiro os objetos coletivos e até pegar as coisas dos amigos.

Assim, na dinâmica dos combinados também são resolvidos os conflitos. Quando ocorrem conflitos, o professor convida os alunos a formarem a roda e conversarem para que as crianças proponham alternativas de solução.

Outro ponto importante é que na Ciranda há combinados bastante claros em relação a situações que oferecem risco de perigo. Portanto, descer as escadas coletivamente ou correr pela escola são momentos em que a professora orienta para que as crianças tenham atenção, para que não haja intercorrências e possamos construir um ambiente de convivência social harmoniosa e feliz.

Aproveitamos para indicar uma leitura para os pais sobre esse tema: o livro “Revolução no Formigueiro”, de Nye Ribeiro, com ilustrações de Mauricio Veneza. Na história, a autora fala sobre as regras para a vida em comum, por meio de uma formiguinha que resolve questionar as regras do formigueiro. É uma obra muito interessante e gostosa, e ilustra de forma lúdica essa nossa discussão. Uma boa leitura e até a próxima!

*Jacqueline Martins de Moraes é Pedagoga formada pela UNICAMP, com mais de 20 anos de experiência à frente da educação infantil. É diretora pedagógica da Escola Ciranda, que prima pela educação infantil baseada na abordagem Construtivista e está localizada em Barão Geraldo, Campinas – SP. Entre outras formações, realizou estágio na Alemanha, onde pôde conhecer a realidade dos Kinder Garten.